18/04/2016

Sejuc realiza capacitação de equipamento de Raio X

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), deu início as aulas de capacitação dos servidores do sistema prisional para manuseio dos equipamentos de Raio X.

A Sejuc investiu em 4 portais eletrônicos, sendo os outros 38 equipamentos, entre eles raquetes e baquetas detectoras de metais, além de um raio X do tipo esteira, doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Além dessas novas aquisições, a meta é que em 2016 todos os presídio sergipanos possam está equipados com aparelho Body Scan, aparelho que conseguirá impedir a entrada de objetos ilícitos dentro das unidades ao scanear o visitante de corpo inteiro.

Para o secretário Antônio Hora Filho, "Pouco recurso resolve o problema de um Estado. Se nós investimos recursos podemos tornar esse investimento um plano piloto para o sistema prisional. Demos o primeiro passo, compramos equipamentos de raio x para tornar mais segura as unidades prisionais. Queremos que todo o sistema tenha o mesmo tratamento e os nossos servidores estejam mais seguros," disse.

O objetivo desta ação, além de tornar mais eficaz a segurança dentro dos presídios e promover para as famílias dos presos menos constrangimento no momento da revista, é também valorizar o trabalho dos agentes penitenciários, e lhes possibilitar mais segurança.

"Esses equipamentos são bem mais modernos do que os que nós tínhamos e bem melhores, então irá facilitar o acesso dos visitantes, no caso da máquina de Raio X, e também a nossa segurança. O detector vai facilitar nesse sentido, por que a partir do momento que a pessoa passa pelos detectores de metal, evita uma situação constrangedora para o servidor e para o visitante," disse, Pedro Mota de Carvalho Neto.

Capacitação

A capacitação é ponto chave para que o funcionamento dos equipamentos de segurança possa ocorrer de maneira mais eficaz. Nesta manhã, docentes enviados pelo Depen, deram início a capacitação para os agentes penitenciários que ocorrerá até a tarde desta sexta-feira, na Escola de Gestão Penitenciária e na unidade prisional do Copemcan.
A diretora de políticas penitenciárias, Valdirene Daufemback, falou da importância de transmitir o conhecimento técnico para que os servidores melhor desempenhem o manuseio dos diversos modelos de Raio X.

"Esses equipamentos vão permitir mais recursos para realizar as inspeções, porém se os servidores não souberem usar os recursos que o equipamento oferece, não vamos atingir o objetivo final que é garantir a segurança das unidades sem gerar constrangimento aos visitantes. A importância da capacitação, junto com entrega dos equipamentos é para que realmente a gente adote novas posturas, novos procedimentos que alcance o resultado esperado com a doação dos equipamentos.," afirmou.
Para o diretor da Egesp, Edmilson Santos, essa parceria entre Depen e Sejuc através da escola, é de tamanha importância para concretizar o objetivo da instituição que visa a capacitação dos agentes penitenciários.

"A importância dessa capacitação para a operacionalização desses equipamentos ela vai muito mais além do que só a operacionalização, as abordagens trazidas pelo Depen, são abordagens que tem o teor de política penitenciária e não apenas uma abordagem técnica de como operacionalizar tal máquina, mas para quê e como funciona isso para o agente e as consequências dessas operações, para o sistema penitenciário e para a sociedade como um todo a humanização dos procedimentos operacionais do sistema. Então é muito importante esse tipo de capacitação, espero que a gente tenha muitas outras."

Fonte: Assessoria de comunicação - Sejuc