18/04/2016

Sejuc implanta política que beneficiará Sistema

Na manhã desta terça-feira, 15, o coordenador geral de saúde da Secretaria da Justiça (Sejuc), Thiago Rodrigues, se reuniu com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e secretarias de municípios onde há unidades prisionais.

A reunião objetivou a sensibilização dos municípios para a adesão a nova Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, que oferecerá ao Sistema Prisional um serviço de saúde equiparado ao SUS, possibilitando cada vez mais um tratamento mais humanizado aos presos.

Após a reunião de sensibilização, os representantes de saúde dos municípios apresentarão a proposta para seus gestores, ao aderir à nova política, os municípios receberão um Incentivo Financeiro e mais 21% de recurso para investir em equipe e medicamentos dentro das unidades prisionais. O repasse dessa verba será realizada diretamente do Fundo do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde de cada cidade.

"Essa política será um divisor de águas no que se refere a assistência à saúde do preso. Nós hoje temos parcerias com os municípios, que existe assistência mínima básica necessária, mas a implementação dessa nova política vai trazer uma assistência em sua plenitude dentro do sistema. Nós vamos ter uma equipe completa para fazer a assistência dentro dos nossos presídios, integra à saúde do preso. Será algo que o Estado de Sergipe nunca teve em suas unidades prisionais,"  disse, Thiago Rodrigues, coordenador geral de saúde/Sejuc.

"É um processo extremamente necessário para que a gente consiga avançar e colocar o Sistema Penitenciário dentro da lógica do SUS, garantindo essa assistência à população privada. Então esse encontro é para fortalecer esses posicionamentos junto com a Sejuc e os municípios e à atenção básica também que é primordial," explicou, Ilani Silva, representante da Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: ascom Sejuc