Apesar do baixo efetivo, uma ação rápida dos Agentes Penitenciários de Sergipe lotados no presídio Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, evitou uma grande tragédia. No último sábado,31, seis detentos foram atacados com água quente e o dano não foi maior graças à intervenção dos agentes, que deram uma resposta rápida na execução da função.

Se a agressão tivesse ocorrido com armas brancas, os danos teriam sido maiores. A eficiência das revistas, com frequente retirada de chuncos e impedimento da confecção de resistências, evita esse tipo de situação. Atualmente, o Copemcan abriga 2998 presos. Quando a agressão ocorreu, o plantão na unidade prisional era formado por apenas 12 agentes.

O Sindicato destaca que os agentes penitenciários fazem seu trabalho com excelência, em nome do compromisso com a sociedade, com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), com o Departamento do Sistema Prisional (Desipe) e com o Governo do Estado. Em troca, só esperam a tão almejada valorização, além de um reconhecimento maior.

O Sindpen ainda esclarece que, diferente do que foi divulgado por alguns veículos da imprensa, nenhuma morte foi registrada. Os detentos agredidos tiveram lesões corporais médias.

O Sindicato também parabeniza a todos pelo excelente trabalho, já que se não fossem os agentes penitenciários o pior teria acontecido.

Créditos da foto: Infonet