Resultado de uma demanda do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen), o Projeto de Lei Complementar Nº 05/2021, de autoria do Poder Executivo, que cria 150 cargos de segurança do sistema prisional, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 9, pelos deputados estaduais de Sergipe. Na mesma data, foi aprovada uma indicação para criação do Dia da Polícia Penal em Sergipe.

Com a criação das novas vagas, o Governo do Estado vai convocar mais 150 candidatos aprovados no último concurso da categoria, ocorrido em 2018, atendendo a um pleito antigo do Sindppen, que luta pelo aumento no efetivo até que se atinja a proporção da relação 5 presos/guarda determinada pela resolução do Conselho Nacional de Política Criminal (CNPC).

Também nesta quarta-feira, 9, foi aprovada a indicação nº135/2021, de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD), que institui o Dia do Policial Penal do Estado de Sergipe. A sugestão é que a celebração ocorra anualmente no dia 21 de abril, em homenagem ao policial penal, Deyvicson Santos Hipólito, que perdeu sua vida em serviço, durante troca de tiros no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão.

“Esse é mais um dia histórico para a Polícia Penal de Sergipe, pois a criação desses 150 cargos vai auxiliar na redução do déficit no efetivo do sistema prisional sergipano, contribuindo para a melhora da segurança nos presídios. Também fomos contemplados com a criação do Dia da Polícia Penal em Sergipe, uma justa homenagem à nossa categoria, que luta bravamente e honra o seu trabalho, e também ao colega que perdeu a vida durante o seu trabalho. Essas e várias outras conquistas, a exemplo da realização do concurso público do sistema prisional, da convocação dos aprovados e da criação da Polícia Penal de Sergipe, são resultados de diversos estudos e diálogos envolvendo o Sindppen, o governador Belivaldo Chagas e o secretário Cristiano Barreto, além de órgãos como Desipe e PGE, assim como os parlamentares sergipanos”, destaca o presidente do Sindppen, Wesley Alves.

Ascom/Sindppen