Após solicitações do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc de Sergipe (Sindppen), a Secretaria de Estado da Administração (Sead) corrigiu a formato de cálculo da contribuição sindical paga pela categoria aqui no Estado.

O desconto sindical, que é de 2%, estava sendo calculado em cima do valor líquido, inclusive em cima da Indenização por Flexibilização Voluntária (IFV), a antiga Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício Eventual de Atividade de Plantão (Retae). Com a mudança, o desconto sindical passou a ser calculado somente em cima da base do Cálculo do Imposto de Renda.

“O Sindppen constatou que o formato praticado anteriormente era inadequado e, por isso, solicitou à Sead, que fizesse a correção. Os policiais penais já convivem com um salário defasado e não seria justo que o Sindicato, como defensor da categoria, fosse conivente com tal desconto”, comenta Wesley Alves, presidente do Sindppen.

A mudança, conforme explica Wesley Alves, causou redução de 25% na arrecadação do Sindppen, mas não afetará a prestação de serviços aos filiados. “A alteração no formato do desconto sindical refletiu na redução na folha do Sindppen, mas os nossos serviços continuam sendo executados da mesma maneira. Entendemos que essa é uma conquista positiva, pois o interesse maior do Sindicato é contribuir para o bem estar dos filiados”.