Após uma série de denúncias do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen) acerca das péssimas condições da alimentação fornecida nas unidades prisionais de Sergipe, a Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) anunciou a realização de um estudo para concessão do auxílio-alimentação à categoria.

O assunto foi discutido na última segunda-feira, 4, durante reunião na qual o Sindppen cobrou da Sejuc uma solução para o problema. “Depois de mais uma denúncia grave em relação à alimentação, que de tão ruim, foi recusada pela categoria, a Sejuc finalmente se posicionou e prometeu realizar os estudos necessários à concessão, o mais rápido possível, do auxílio-alimentação para que os policiais penais possam providenciar, de maneira digna, suas próprias refeições, explica o presidente do Sindppen, Wesley Alves.

Ainda durante a reunião, ficou definido que será criada uma comissão para fiscalizar a qualidade dos alimentos. “Essa comissão, que será formada por representantes do Sindppen, Sejuc e Desipe, fará fiscalizações na seda da empresa terceirizada, para verificar a qualidade e o preparo das refeições destinadas aos policiais penais”, explica o presidente.

Os problemas com a alimentação fornecida aos policiais penais são recorrentes. O cardápio deveria ser variado e equilibrado, mas os alimentos são entregues à categoria crus, velhos ou estragados. O assunto vem sendo denunciado pelo Sindppen, que cobra uma solução urgente por parte do Governo do Estado.

“Os recursos gastos com o pagamento da empresa terceirizada, que cumpre de maneira vergonhosa seu serviço, poderiam ser redirecionados para o pagamento de auxílio-alimentação. Está claro que essa é a melhor saída, mas infelizmente, Sergipe ainda insiste em ser um dos poucos estados que não paga esse benefício aos seus policiais penais”, destaca Wesley Alves.

Ascom Sindppen