O Governo de Sergipe deu posse, na última sexta-feira, 26, a 37 novos policiais penais, aprovados em concurso público. O ato de posse aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e contou com a presença do secretário da Sead, Dernival Neto.

Durante a posse, o secretário destacou que o reforço no efetivo contribui para a manutenção da segurança das unidades prisionais e tem reflexo direto na segurança pública do Estado. “Os policiais penais desempenham um papel estratégico na segurança pública e o Governo os reconhece como carreira de Estado”.

Dernival destacou que este governo fez a maior recomposição das forças de segurança da história do serviço público de Sergipe. Revela que desde o início da gestão do governador Belivaldo Chagas já foram convocados um total de 401 novos servidores para a pasta, destacando que a última nomeação ocorreu em 30 de julho, quando foram convocados os últimos 50 novos agentes penais, sendo que destes, quatro solicitaram final da lista de classificação e nove não apresentaram a documentação exigida, restando os 37 que tomaram posse no dia de hoje.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe, Wesley Souza, hoje é mais um momento histórico para a categoria e um momento muito aguardado por esses novos servidores que vem reforçar a segurança dos presídios. “Essa nova convocação só reforça o empenho do Governo do Estado com a segurança pública e em honrar os compromissos firmados com os aprovados no concurso da polícia penal”, comemora.

Um dos aprovados no curso, André Alves, ressaltou a imensa felicidade em assumir o tão sonhado cargo público. “Foram várias etapas e lutas para essa conquista. A missão começa a partir daqui, hoje inicia um passo importante das nossas vidas. Já passamos por um curso teórico e, a partir de agora, já empossados, vamos passar pelo eixo operacional com o curso de formação policial”, vibra.

André reforça que a expectativa agora é cumprir sua missão com êxito e responsabilidade. “O Governo do Estado cumpre com o que vinha dizendo, e desde então não deixou de lado o compromisso firmado com os aprovados. O governo Belivaldo Chagas está de parabéns por ter desempenhado todas as etapas e ter chamado todos os aprovados no concurso”.

A convocada Alania Andrade, graduada em Direito, diz que o fato de ser empossada hoje, se sente realizada. “Sempre sonhei em ser uma servidora pública. Agradeço ao governador por cumprir o prometido de convocar todos os aprovados”, comemora, reforçando que se o Sistema Penitenciário está sob controle, isso traz reflexos diretos na segurança da sociedade.

Stephany Gomes, advogada, explica que vive um momento de transição pessoal com a sua posse. “Estou rompendo uma trajetória na advocacia para iniciar outra na segurança prisional. Espero cumprir minha missão com responsabilidade, assim como o governo cumpriu com o acordo feito com a categoria, disse, agradecendo a luta do Sindicato junto ao Governo. “O Governador disse e fez. Cumpriu a palavra”.

Fonte: SEAD.