Um motim foi registrado nesta quinta-feira, 7, na Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro – o Cadeião de Socorro. A informação é que os detentos estão insatisfeitos com a alimentação fornecida na unidade prisional. A situação foi controlada após a chegada do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).

A empresa responsável pelo fornecimento da alimentação no Cadeião de Socorro é a mesma que está sendo alvo de denúncias do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen) por entregar refeições em péssimas condições aos servidores que atuam nas unidades prisionais. Os alimentos, na maioria das vezes, são entregues crus ou estragados, além de terem cheiro e aspecto ruins.

Essa mesma empresa fornece refeições no Presídio Senador Leite Neto (Preslen) – Glória, Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) – São Cristóvão, Presídio Feminino de Sergipe (Prefem) – Socorro e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) – Aracaju.

Somente após diversas denúncias, inclusive nos veículos de comunicação de Sergipe, é que a Sejuc se posicionou sobre a situação e se comprometeu a realizar um estudo para concessão do auxílio-alimentação aos policiais penais de Sergipe. O Sindppen continua aguardando uma solução por parte do Governo do Estado e não descansará até que o problema seja resolvido e os policiais penais de Sergipe – que tanto se dedicam à segurança no Estado – recebam uma alimentação digna e saudável.