Na última sexta-feira (17), o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) coordenou uma operação no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan) cujo objetivo foi manter a ordem e a disciplina do sistema prisional, aumentando a segurança da unidade e desarticulando possíveis planos de fugas. 

Na ação, ocorreu uma troca geral de internos entre alas, de modo que todos os internos da ala A do pavilhão 4 foram para a ala B e os internos do B foram para o A do mesmo pavilhão 4. Soma-se a isso, os internos da ala A do pavilhão 2 foram para ala B e os internos do B foram para ala A do mesmo pavilhão 2.

Para a direção, operações como essa fragilizam diretamente as articulações dos internos. 

“Quando realizamos essas trocas, desarticulamos planos de fuga, de modo que os internos perdem as rotas traçadas nas alas que estão e precisam se articular novamente, o que evidentemente leva tempo”, pontua o diretor, D’klin Cardoso. 

A ação contou com apoio dos policiais penais da unidade, além do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e do Grupo Tático de Escolta (GTE), dos diretores do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e da equipe do Setor de Transportes do Desipe (Setrans).

Fonte: Sejuc.