Nesta terça-feira, 12, policiais penais que atuam no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, apreenderam nove pessoas que tentavam enviar cigarros de maconha para os detentos. Por conta da pandemia da Covid-19, as visitas estão suspensas, mas a mensagem pode ser enviada aos detentos.

A apreensão foi possível graças ao trabalho de investigação e ação dos policiais penais que atuam na portaria. O diretor da unidade pediu para policiais penais ficarem atentos porque havia a suspeita de tentativa de envio de droga para os detentos.

“Essa é mais uma situação que reforça a atenção e o comprometimento dos policiais penais que atuam no sistema prisional do nosso estado”, destacou o presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc (Sindppen), Wesley Alves.

Planejado para 800 detentos, o Copemcan abriga hoje mais que o triplo de detentos de sua capacidade. De acordo com dados coletados no último dia 28 de abril, a unidade prisional abriga 2.647 presos.

Outros casos
Na última quarta-feira,6, os policiais penais que atuam no Copemcan já tinham impedido a entrada de materiais ilícitos na unidade prisional em duas ocasiões. A primeira ocorrência foi registrada pela manhã logo após recebimento de algumas informações. Após uma varredura em todo perímetro das muralhas dos pavilhões 2 e 3, foram encontrados três pacotes com substância semelhante a maconha em forma prensada. A pesagem apontou 712 gramas do material.

Em seguida, foram apreendidos 30 cigarros com maconha. O material estava ao lado de um dos pilares da portaria e provavelmente foi dispensado por algum familiar responsável pelo envio de cartas ou alimentos.