Uma das bandeiras de luta do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) para o ano de 2020 será a redução do interstício, ou seja, do tempo para mudança de classe, e a criação de mais uma, que seria a classe final.

Em assembleia geral, ocorrida na última sexta-feira, 17, quando a categoria se reuniu para debater as reivindicações de 2020, o presidente do Sindpen, Wesley Alves Souza, explicou a proposta.

“Vamos pleitear que o interstício seja alterado de cinco para quatro anos, pois da maneira que funciona atualmente, o tempo para que o policial penal chegue à última classe é bem maior que o tempo de contribuição necessário para se aposentar. Reduzindo o interstício, será necessária a criação de mais uma classe superior, a classe final, para complementar o tempo de contribuição dos servidores. Vale lembrar que redução do interstício, que já uma realidade em diversas categorias, também promove justiça, pois segundo pesquisas, a profissão de policial penal é a segunda mais estressante do mundo”.

O Sindpen também vai pleitear o fornecimento de ticket alimentação para os policiais penais. “Nós fomos informados que o Estado vai fornecer a nossa alimentação através de marmitas e quentinhas, que serão preparadas fora das unidades prisionais e sem nossa supervisão. Então, como não teremos garantia nenhuma em relação à segurança desta comida, vamos solicitar ao Estado que forneça auxílio alimentação. Infelizmente, somos a única categoria de segurança pública que não recebe esse benefício”, explicou Wesley Alves.

Durante a assembleia, a categoria decidiu que também é necessário reivindicar o auxílio fardamento. “Somos policiais penais, e assim como policiais militares e outras corporações da segurança, temos direito ao auxílio para que nós mesmos possamos providenciar o fardamento”, contou o presidente do Sindpen.

Outro ponto importante é que a categoria decidiu criar um grupo de trabalho com objetivo de discutir a regulamentação da Polícia Penal em Sergipe, norteando obrigações e direitos da nova categoria. “É preciso debater a criação de uma lei específica para a Polícia Penal em Sergipe e inserção desta nova lei na Constituição Estadual”, finalizou Wesley Alves.

A próxima assembleia do Sindpen acontece no dia 18 de fevereiro, quando a categoria vai debater alterações nos artigos 1º e 95 do Estatuto do Sindpen.

Ascom Sindpen