A direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) se reuniu nesta quarta-feira, 16, com o secretário de Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto. Na pauta, o baixo efetivo nas unidades prisionais, a situação do serviço extraordinário, a correção da lei 294, a correção salarial por conta do aumento da carga horária, a promoção por antiguidade referente à lei 72 e a situação dos aprovados no último concurso.

Para o presidente do Sindpen, Wesley Alves, de forma geral, a reunião com o secretário Cristiano Barreto foi proveitosa. “Ele ouviu nossas demandas que foram encaminhadas para o Governo”, disse.

Sobre a questão do baixo efetivo, que se relaciona também com a convocação dos aprovados no último concurso, a Sejuc informou que até o final do ano, iniciará a convocação dos demais aprovados.

“O secretário prometeu uma resposta pra gente. Hoje nós estamos com 535 servidores para a população carcerária de 6 mil presos, sendo que parte desses servidores atuam em órgãos como o Desipe, Egesp, Procon e na própria Sejuc”, destacou. Hoje tem um pavilhão no Copemcan com 620 presos e só dois agentes de plantão. Isso é desumano e está adoecendo a nossa categoria. Nós precisamos dos aprovados no concurso. Hoje precisamos de, no mínimo, 800 homens para o sistema começar a andar. Então, o sindicato não vai sossegar enquanto o governo não convocar todos os aprovados no concurso”, pontuou.

O secretário Cristiano Barreto também avaliou a reunião como positiva e disse que a abertura do diálogo com a categoria é uma marca da gestão.

“Nós sentamos pra discutir e administrativamente trazer soluções para a baixa do efetivo, que todos nós sabemos que é uma realidade. O número de aposentadorias está cada vez maior, o número de servidores afastados, com atestados ou outros tipos de licenças, é muito grande, e nós estamos abrindo as portas junto ao governo do Estado pra as tratativas no sentido de convocar os servidores que foram aprovados no concurso público”, declarou.

Sobre os outros pleitos apresentados na reunião, o secretário informou que estão sendo negociados com a Secretaria de Administração.

Parceria
Os aprovados no último concurso se reuniram em frente à Secretaria de Justiça nesta quarta-feira, 16, como forma de pressionar o secretário em prol da convocação.

Representado pelo aprovado André Alves, o grupo pôde participar do final do encontro com o secretário Cristiano Barreto. Depois da reunião, os diretores do Sindpen conversaram com o grupo que estava em frente à Sejuc e tiraram algumas dúvidas sobre a reunião e o processo convocatório.

“Para nós, tem um valor significativo essa parceria entre os aprovados e o Sindpen porque o sindicato é a casa do servidor e também o espelho dos novos concursados. De modo que se nós conseguirmos aliar as ações do Sindpen com a dos aprovados, teremos mais êxito na nossa demanda que reside na convocação e reestruturação do sistema prisional devido ao caos que se encontra”, afirmou André Alves.

Presenças
Além do presidente Wesley Alves, representaram o diretor de Relações Sindicais, Sérgio Henrique de Santana, e o diretor jurídico Renato Câmara.

Ascom/Sindpen