A inclusão dos policiais penais de Sergipe na lista dos grupos prioritários para vacinação contra covid-19 foi recebida com alegria pela categoria. A imunização desses profissionais foi anunciada nesta quarta-feira, 21, pelo Governo do Estado, após articulação feita pelo Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen) que apontou a importância da categoria e seu reconhecimento – já constituído em lei – como uma das forças da segurança de Sergipe.


Inicialmente, a vacinação dos policiais penais estava prevista para a 4ª fase do plano de imunização. Porém, uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde permitiu priorizar, obedecendo a alguns critérios, parte das forças de segurança, de salvamento e as forças armadas. Em Sergipe, a vacinação desses grupos foi iniciada, mas de maneira equivocada, não incluiu os policiais penais, mesmo esses fazendo parte das forças de segurança e preenchendo as regras previstas pelo Ministério da Saúde.

Pela lei em vigor, os policiais penais, assim como os militares e civis, fazem parte das forças de segurança do Estado. A categoria é responsável pela custódia, revista e escolta de presidiários acometidos pelo vírus da covid-19 tanto em pavilhões prisionais reservados, como em unidades hospitalares. Os policiais penais atuam também no controle de visitantes nas unidades prisionais, preenchendo, desta forma, todos os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação, neste momento, dos trabalhadores das forças de segurança.

Após ofícios enviados pelo Sindppen, a SES realizou uma reunião remota com o Sindppen e deliberou pela vacinação dos policiais penais. “Foi muito importante a secretária de Saúde entender e reconhecer que os policiais penais fazem parte das forças de segurança de Sergipe. Diariamente, os policiais penais estão expostos ao vírus, pois convivem diariamente com os detentos, recebem familiares visitantes dos detentos, advogados dos detentos e ainda as entregas dos alimentos. A nossa categoria desempenha suas atividades com receio, mas a partir da imunização, poderá se sentir mais segura para trabalhar. Queremos agradecer ao governador Belivaldo Chagas, a Sejuc e a SES por atenderem o nosso pleito”, comentou o presidente do Sindppen, Wesley Souza.

“O Governo do Estado entende como importante a imunização desses profissionais, principalmente daqueles que estão diretamente nas unidades prisionais, pois há grandes riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Sergipe os reconhece como integrantes também importantes das forças de segurança pública e, por isso, fará a incorporação deles na prioridade da vacinação”, destacou a secretária de Saúde, Mércia Feitosa.

Ascom Sindppen