O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc (Sindppen) esclarece que está acompanhando a situação de quatro internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) que estão isolados como suspeita do novo coronavirus.

Os detentos se queixaram de tosse e um quadro leve de febre. Um dos internos é filho de uma mulher da cidade de Propriá, diagnosticada na semana passada com o exame positivo do Covid 19. Ela esteve com o filho ainda quando as visitas eram permitidas e não apresentava qualquer sintoma do coronavírus.

Diante da situação, a Sejuc informou imediatamente à Secretaria de Estado da Saúde, foi feito o protocolo recomendado pela vigilância epidemiológica e a toda a Ala A do Pavilhão está isolada até que sejam feitos os exames adequados.

Com capacidade para 800 presos, o Compecan abriga atualmente cerca de 2.900 homens. Por plantão, atuam para garantir a segurança da unidade prisional entre 18 e 20 policiais penais.

“Nós estamos acompanhando de perto a situação para garantir que o policial penal, fundamental para a segurança pública no Estado, possa trabalhar sem riscos à saúde. Nós acionamos nosso setor jurídicos e informamos que nós só entraremos no pavilhão com os devidos equipamentos de proteção individual”, informou o presidente do Sindppen, Wesley Alves.