O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc de Sergipe (Sindppen) informa à categoria que o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) disponibilizou dois pontos de atendimento para pacientes que sentirem sintomas de síndromes gripais. São eles: o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, que fica rua Dom José Thomaz, 331, bairro São José; e os consultórios instalados em containers na unidade de urgência do Ipesaúde, que está localizada na av. Desembargador Maynard, s/n, anexo ao Hospital Cirurgia.

O Sindicato orienta que os policiais penais sigam as orientações dos órgãos de saúde e que ao menor sintoma de síndrome gripal, procurem orientação médica. O último boletim divulgado pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc) apontou que Sergipe tem 16 policiais penais entre os casos confirmados de Covid-19, além de 11 afastados com suspeita da doença. Em todo o estado, são mais de 15 mil pessoas infectadas e 350 óbitos, conforme dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Centro de Tratamento da Síndrome Gripal

O Centro de Tratamento da Síndrome Gripal foi criado para acolher pacientes com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias e faz parte das medidas adotadas pela autarquia no enfrentamento ao novo coronavírus. Ele é a unidade referência no atendimento a pacientes com síndromes gripais.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, 2 médicos para atendimento, 4 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e está totalmente capacitada e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 12h, na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no prédio onde fica localizado o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco.

Consultórios exclusivos (anexo ao Hospital Cirurgia)

Os consultórios instalados em containers na unidade de urgência do Ipesaúde também realizam uma assistência fundamental para beneficiários com sintomas de síndromes gripais. Eles estão disponíveis de domingo a domingo, das 7h às 19h, com capacidade para atender até 10 pacientes simultaneamente, contemplando o público adulto e infantil, que terão acessos diferentes, sendo um container para adultos, outro para crianças.

Apenas pacientes com sintomas gripais são encaminhados para avaliação médica no contêiner e em seguida, conforme orientação do médico, o paciente é encaminhado para administração de medicação ou realização de exames. Entre os exames solicitados pode estar a coleta de amostras para o teste de covid-19.

Caso haja necessidade de internação, os beneficiários receberão toda a assistência com leitos de enfermaria e UTI, por meio dos hospitais de retaguarda, São José, Renascença, Primavera e Hospital de Cirurgia. Todos os encaminhamentos serão via regulação do Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde.

  • Com informações do Ipesaúde