O Sindicato dos Policais Penais e Servidores da Sejuc (Sindppen) conquistou mais uma vitória em busca da melhoria do sistema prisional de Sergipe. Nesta quinta-feira, 18, foi publicada no Diário Oficial do Estado a convocação de mais 65 aprovados no último concurso para policial penal.

Para o presidente do Sindppen, Wesley Alves, essa é mais uma conquista fruto da luta sindical. “O Sindicato vai permanecer na luta para que as demais vagas que estão sendo ocupadas pela empresa terceirizada sejam ocupadas de fato pelos novos policiais penais. Hoje nós fazemos parte do artigo 144 da Constituição Federal, somos policiais, e a polícia não pode ser terceirizada como vem ocorrendo no Estado”, destacou.

Wesley destaca ainda que terceirizar a atividade policial é algo totalmente inconstitucional. “Nós vamos permanecer nessa luta constante e também para que cumpra a decisão da ministra Carmem Lúcia que diz respeito a proporção de um policial penal a cada cinco presos. Nós temos um déficit hoje em torno de 600 servidores. Então o Sindicato irá lutar para sanar esse déficit”, garantiu o presidente do Sindppen.

Sobre o concurso
Um dos principais pleitos do Sindppen, o concurso público para policial penal foi realizado no dia 8 de julho de 2018 e segue válido até agosto de 2021. A primeira turma, composta por 45 pessoas, finalizou o curso de formação no dia 10 de janeiro, tornando-se assim policiais penais.