Do dia 4 ao dia 13 de setembro, o policial penal Alan Michael foi aluno no curso de Formação em Instrutores de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Combate, realizado em Fortaleza-CE. O curso foi ministrado por Felipe Domingues Lessa, referência nacional na área, além de ser capitão e médico da Força Aérea Brasileira (FAB), OpEsp(PARA-SAR), especialista e Pós-graduado em APH de Combate e Diretor Técnico do Comitê Brasileiro de APH em Combate.

A primeira turma de Instrutores em APH em Combate, formada por 20 operadores da Segurança Pública de diversos estados do Brasil, teve Alan como único representante da Polícia Penal de Sergipe.

A capacitação enriquece a corporação da Polícia Penal, uma vez que com o conhecimento adquirido no curso, Alan pode ajudar a salvar vidas dos colegas policiais penais em eventuais acidentes dentro das unidades prisionais de Sergipe e treinar todo o efetivo, atuando como multiplicador de conhecimento.

Durante a estadia em Fortaleza, Alan conta que o apoio do Sindppen foi fundamental para a realização do curso. “Agradeço todo o apoio do meu Sindicato, na pessoa do presidente Wesley, que intermediou a minha liberação dos serviços, junto à Dra Viviane Pessoa, que de pronto abraçou a ideia, apoiando e incentivando a qualificação para a nossa categoria”, relata.

Nas palavras do presidente Wesley Souza, o APH em Combate é muito relevante para todo operador de segurança. “Sem dúvidas, é um conhecimento necessário e imprescindível. Por meio dessa qualificação, o policial penal ou outro agente de segurança pública pode salvar a sua vida ou de outro colega durante um acidente de trânsito nas viaturas ou, ainda mais grave, em caso de ser atingido por arma de fogo durante o serviço. Por isso, parabenizo o companheiro Alan pela excelente iniciativa em busca de mais capacitação”, declara.

Pensando na qualificação para toda a categoria, Alan pretende apresentar um projeto à Secretária da Justiça, Viviane Pessoa, para ministrar o curso de APH em Combate para instruir todo o efetivo de policiais penais sergipanos.