O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Wesley Alves de Souza, garantiu nesta segunda-feira, 9, durante abertura do curso de formação dos 50 novos policiais penais, que a entidade continuará lutando para que todos os aprovados no concurso sejam convocados pelo Governo do Estado.

“São 18 anos sem concurso e hoje nós tivemos a felicidade de ver um sonho se tornar realidade. Embora seja um número mínimo e pequeno diante da demanda, demos um grande passo para a modernização do sistema prisional. Quero destacar que o Sindpen vai continuar lutando para que demandas do sistema prisional sejam atendidas, e principalmente, para que todos os aprovados no concurso sejam convocados”, afirmou Wesley Souza.

O presidente do Sindpen destacou que a entidade vai manter a somação de esforços junto à Sejuc para que sejam implantadas melhorias no sistema prisional. “O Sindpen vem apontando as dificuldades, mas também mostrando as soluções e auxiliando na resolução dos problemas. Essa parceria tem gerado resultados, que mesmo não sendo totalmente ideais, mostram que estamos no caminho certo”.

O secretário Cristiano Barreto deu às boas vindas aos novos policiais penais e destacou que o curso de formação tem excelentes instrutores  que tornaram Sergipe uma das melhores instituições penais do país. “Esses instrutores foram escolhidos a dedo e mostrarão aos novos servidores da casa o que é o trabalho no sistema. São pessoas experientes que levaram o nosso sistema a números nunca vistos na história do país. Não é à toa que Sergipe foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Secretários de Justiça pelos 1000 dias sem fugas no sistema prisional. Com todas as dificuldades, os agentes mostram à população, que temos limitações e deficiências no efetivo, porém homens e mulheres comprometidos”.

O gestor também agradeceu à parceria do Sindpen na luta pela realização do concurso público.“Em todas as nossas ações, nós temos procurado melhorias para a categoria como um todo. O Sindpen tem a honra de ter Wesley à frente de suas ações. Por tudo que ele tem representado, pela forma como vem conduzindo os pleitos da categoria e pelas evoluções obtidas. Podem ter certeza que parte disso aqui está na conta do sindicato. Desde o nosso ingresso em 2017, o Sindpen pleiteia o concurso e aumento da mão de obra no sistema prisional. Apesar das dificuldades que o governo atravessa, conseguimos a duras penas, chegar aqui”, destacou o secretário.

Novos policiais penais

A solenidade de abertura do curso de formação dos novos policiais penais ocorreu na Egesp, (Escola de Gestão Penitenciária). No curso, que será realizado de 9 de dezembro a 10 de janeiro, em horário integral, incluindo os sábados, os novos policiais penais receberão ensinamentos sobre direitos humanos, direitos administrativos, condutas e procedimentos em ambiente confinado, entrada, incursão, escolta, algemação e defesa pessoal. Após a conclusão do curso, os novos policiais penais estarão aptos para assumir suas funções no sistema prisional.

Jeilson de Assis Santos, que é um dos aprovados, comemorou a convocação para o curso de formação. “Esse é um momento maravilhoso. Já tive oportunidade de trabalhar com adolescentes infratores e agora inicio uma nova carreira, com uma grande expectativa de contribuir para o sistema prisional e para a segurança da sociedade”, comentou.

Iniciar uma nova carreira também era um desejo na vida de Leila Nunes. “É uma sensação indescritível, já que a gente vem passando por etapas já há mais de um ano. A expectativa era muito grande deste momento e eu me sinto super realizada”, contou.

Ascom Sindpen com informações e fotos da Sejuc