Os policiais penais de Sergipe (antigos agentes penitenciários) se uniram às demais categorias da Segurança Pública para cobrar do Governo do Estado a abertura das negociações quanto à reposição inflacionária, reestruturação das carreiras e melhoria das condições de trabalho. Um ato foi realizado na tarde desta segunda-feira, 9, na Praça Fausto Cardoso, pela Frente Unificada dos Operadores de Segurança Pública.

Durante o ato, os representantes das categorias foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, capitão Samuel Barreto (PSC) e o deputado Rodrigo Valadares (PTB). Na ocasião, os profissionais apresentaram suas reivindicações e pediram o apoio dos parlamentares para cobrar do Governo do Estado a abertura do diálogo com as categorias da Segurança Pública. Ainda na reunião, os integrantes da Frente se comprometeram a redigir um documento para ser entregue ao governador Belivaldo Chagas.

“Além de lutar pelas nossas reinvindicações, que envolvem principalmente o aumento do efetivo, fim da terceirização da segurança no sistema prisional, reajuste salarial e melhorias das condições de trabalho, nós estamos em busca de avanços para todos os colegas que integram a segurança pública de Sergipe. Somos todos profissionais comprometidos e que apesar das dificuldades diárias, damos o máximo para o bem estar da sociedade. O que queremos é que o governador nos receba, negocie e participe dos debates em prol de benefícios que contemplam os profissionais da segurança”, comenta Wesley Souza, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen).

De acordo com o deputado Capitão Samuel, o deputado Luciano Bispo é quem vai promover a interlocução junto ao Governo de Sergipe. “O presidente da casa sinalizou positivamente e deu um prazo até meados de janeiro para que os representantes das categorias façam por escrito essas pautas. Elas serão levadas pelo deputado ao governador Belivaldo Chagas, que o autorizou o a entrar nas negociações”, explica.

Frente Unificada

A Frente Unificada dos Operadores de Segurança Pública é composta pelos seguintes sindicatos e associações: Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), União da Categoria Associada (Única), Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Sergipe, Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep), Sindicato da Polícia Técnica de Sergipe (Sinpoltec), Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc de Sergipe (Sindpen), Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra), Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmir), Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Sinpose) e Sindicato dos Agentes Socioeducativos de Sergipe (Sindasse).

Ascom Sindpen