O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), aprovou nesta quinta-feira, 3, durante reunião ordinária no Estado do Paraná, uma moção de reconhecimento ao Estado de Sergipe, que está prestes a completar mil dias de sem ocorrências de fuga no sistema prisional.


A última fuga foi registrada no dia 26 de fevereiro de 2017. O colegiado do Consej manifestou também seu reconhecimento a todos os servidores do sistema prisional sergipano pelo excelente índice, reflexo irrefutável da realização de um trabalho de excelência que inspira e serve de exemplo para os demais estados brasileiros.


A informação do reconhecimento por parte do Consej foi recebida com alegria pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Wesley Alves. “E com satisfação que recebemos o reconhecimento do Consej, pois para garantir a segurança dos presídios e da sociedade, enfrentamos dificuldades diárias, como as péssimas condições dos presídios e o baixo efetivo, a exemplo do que acontece no Copemcan, onde temos áreas com 580 internos e apenas 2 ou 3 agentes, sendo necessário até vender nossos dias de folga para não prejudicar as atividades”, comenta.


Ainda de acordo com Wesley Alves, é preciso que o Estado reconheça a importância dos agentes penitenciários. “Esperamos que o Estado reconheça a atuação dos agentes penitenciários e execute ações em prol da categoria, com a convocação urgente dos aprovados no último concurso, minimizando a problemática do baixo efetivo, e a reposição salarial, pois atualmente, Sergipe tem o segundo menor salário do país”, completa.

Ascom/Sindpen

Foto: Governo do Paraná