O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc de Sergipe (Sindpen) realizou na tarde desta sexta-feira, 1, uma transmissão ao vivo por meio do seu perfil oficial no Instagram para esclarecer dúvidas sobre o concurso público de agentes prisionais.

O presidente do Sindpen, Wesley Alves, explicou que a expectativa do Sindpen é que o Governo do Estado convoque o número máximo de aprovados. “A expectativa é chamar o número máximo de candidatos até porque o sistema tem diversos servidores que vão se aposentar, o que vai aumentar ampliar o déficit de agentes prisionais”, explica.

Wesley Alves reforça que o Sindpen vai lutar para que todos sejam chamados, pois o sistema prisional está necessitado de novos agentes. “Só quem sabe a data em que essas pessoas serão chamadas é o governador, mas temos a certeza que ele está trabalhando para isso seja resolvido, até porque tem um novo presídio em Areia Branca que vai ser inaugurado até dezembro e ele não pode ser terceirizado, pois já existe um concurso em andamento e também porque seria oneroso para os cofres públicos”, detalha.

Wesley também deu detalhes da ação do Sindpen contra o Governo do Estado que tramita no STF, cujo objetivo era o concurso público para agentes prisionais. “Do ponto de vista jurídico, a partir do momento em que o Estado faz o concurso e a sua homologação, embora não tenha convocado os aprovados, ele está cumprindo a determinação judicial.

O diretor de Relações Intersindicais, Sérgio Henrique, ressaltou a importância da união entre agentes penitenciários e candidatos aprovados no concurso. “Sem essa somação de esforços, nós dificilmente conseguiremos. É preciso que cada um entenda que só acanceremos nossos objetivos, se todos derem as mãos e se unirem”, destaca.

“Neste momento, de forma respeitosa, estamos confiantes na palavra do governador Belivaldo e do secretário George Trindade, de que os aprovados serão convocados. A priori, acreditamos na convocação dos 100 primeiros, mas lutaremos incansavelmente para que os demais sejam chamados e façam parte da nossa família”, completa.

O diretor Sindpen acrescentou que o sindicato também está na luta pela aprovação da PEC da Polícia Penal. “A nossa PEC pode ser votada na próxima semana. Se aprovada, a PEC abrirá mais um clarão de possibilidades não apenas para aqueles que já fazem parte do sistema prisional, mas também para aqueles que vão chegar e somar à nossa luta”.

Ainda durante a transmissão, o Sindpen anunciou a realização de uma reunião no dia 7 de outubro para formação da comissão dos aprovados e esclarecimentos sobre o concurso público do sistema prisional.

Ascom Sindpen