Na última terça-feira, 18, a Fundação Getúlio Vargas, juntamente com a Secretaria de Educação de Sergipe e em parceria com a Secretaria de Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc) realizou a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em todo sistema prisional Sergipano.

Ao todo, cerca de 520 detentos se inscreveram para a prova, que foi aplicadas em todas unidades prisionais.

De acordo com o Coordenador de Ressocialização da Sejuc, Genaldo Freitas, todos os internos em privação de liberdade podem realizar a prova, bastando realizar a inscrição.

“Quantos aos benefícios para o interno, o maior e direto é certificação do ensino fundamental maior ou do ensino médio e o benefício indireto é a ressocialização propriamente dita, dando a oportunidade do interno de alçar novos vôos”, pontua Genaldo.

Sobre o Encceja PPL

De acordo com o Ministério da Educação, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) é uma iniciativa que beneficia aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo e querem uma certificação.

O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.