O Sindicato dos Policias Penais de Sergipe (Sindppen) participou nesta segunda-feira, 6, da aula inaugural do curso de formação dos novos policiais penais de Sergipe. A solenidade aconteceu no Teatro Atheneu, em Aracaju, e reuniu diversas autoridades da Segurança Pública do Estado.

O presidente do Sindppen, Wesley Alves, destacou que a sensação é de dever cumprido, pois a realização do concurso público e a convocação de todos os excedentes são resultados de uma longa batalha do Sindicato e do compromisso com a categoria.

“É uma honra e motivo de grande satisfação para nós do Sindppen estarmos aqui recepcionando os novos policiais penais. Essa é a terceira turma e já são mais 260 novos policiais penais desde 2020. Nós ainda estamos com um déficit de policiais penais dentro do sistema, mas esse déficit está ficando cada vez menor”, afirmou.

Wesley Souza destaca que o apoio aos novos policiais penais vai além da luta pela convocação e inclui também um acolhimento aos novos colegas. “Nosso Sindicato não luta apenas por aumento de efetivo e por questões salariais, mas atua também no âmbito social. Mais uma vez nós doamos todo o fardamento que será utilizado durante o curso. Além disso, disponibilizamos o alojamento na sede do Sindicato para alguns policiais penais que são de outros estados. Nós estamos dando todo esse suporte para que os novos policiais penais possam se sentir parte da família da Polícia Penal de Sergipe”, declarou.

Expectativa

Segundo o presidente da Comissão dos Aprovados, Edgar Jorge, esse momento é uma grande vitória para os aprovados e para o Sindppen, já que são três anos de luta em prol dessa convocação. “Foi uma luta muito sofrida, não só da Comissão, mas também do Sindicato e de todas as secretarias sempre tiveram as portas abertas para nós. O diálogo foi muito importante”, disse.

Como aluno do curso de formação, Edgar contou que a expectava é grande. “As expectativas são as melhores possíveis. A gente vai buscar todas as técnicas para poder exercer um trabalho de qualidade dentro do sistema penitenciário”, afirmou Edgar Jorge.

Para a nova policial penal Fabrícia Maia Barros, o momento é de muita animação e único na vida das pessoas que iniciaram o curso. “Estou muito animada porque depois de três anos, a gente logrou êxito da nossa convocação. É muito entusiasmo e vontade de contribuir cada vez mais pra segurança pública”, declarou

O policial penal Marcos Alexandre Silva afirma que o sentimento da Fabrícia também é compartilhado por ele. “A gente lutou muito e estava todo mundo ansioso. Agora é só alegria e viver o sonho de cada um”, finalizou.

Curso de formação

O curso de formação dos novos policiais penais de Sergipe começou nesta segunda-feira, 6, e segue até o dia 8 de outubro. As aulas serão realizadas na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) e a na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp). Após a conclusão do curso, os novos policiais penais passarão a integrar a equipe das unidades prisionais de Sergipe.