O Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen) enviou notificações à Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc), à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) sobre a exclusão equivocada dos policiais penais na fase de vacinação das forças de segurança e salvamento e das forças armadas. A imunização desses grupos está em andamento, mas até o momento, os policiais penais não foram contemplados.

Os policiais penais de Sergipe já integram, oficialmente, por meio da Emenda Constitucional 54/2021, as forças de segurança de Sergipe, ao lado de policiais civis e militares. A cobrança é reforçada pela natureza do trabalho dos policiais penais, pois estes atuam diretamente no transporte de pacientes, no atendimento pré-hospitalar e tem contato direto e constante com o público, ações que estão entre os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação dos trabalhadores das forças de segurança.

“São os policiais penais que atuam custodiando e revistando internos infectados pelo vírus da covid-19 em presídios e em hospitais, assim como fazendo a escolta e o transporte deles. Além disso, os policiais penais fazem a revista e têm contato com os visitantes das unidades prisionais, o que coloca em risco à sua saúde”, explica o presidente do Sindppen, Wesley Souza.

A categoria, conforme o presidente do Sindppen, lamenta a exclusão, mas tem expectativas de que a situação seja resolvida em breve “Enviamos um ofício à Sejuc, a qual reconheceu o direito da categoria de ser imunizada. Com isso, esperamos que, em breve, a vacinação dos policiais penais aconteça, finaliza o presidente do Sindppen.

Ascom Sindppen