Um princípio de motim registrado neste sábado, 11, no pavilhão 5 do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, foi rapidamente controlado por policiais penais que estavam de plantão na unidade.

Os detentos fizeram agressões verbais, arremessaram objetos, tentaram render policiais penais e ainda quebraram todas as grades das celas simultaneamente.

Os detentos também usaram colchões como escudos para as munições não letais (projéteis de borracha) e acessaram a grade principal do pavilhão.

Dois dos presos foram atingidos e, assim, todos recuaram. Um interno foi atingido no braço e o outro na região do tórax. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao hospital. Ambos não correm risco de morte. Não há registro de policiais penais feridos.

Após o controle da situação, os policiais penais realizaram uma revista que culminou com a apreensão de chunchos e celulares.

A Ala A do pavilhão 5, onde a confusão foi deflagrada, tem capacidade para 80 detentos, mas abriga 250. Já o Copemcan, tem 2800 detentos e apenas 20 policiais penais por plantão.

A Secretaria de Estado da Justiça e do Consumidor (Sejuc) anunciou a instauração de um procedimento administrativo para averiguar a situação.

Ascom Sindppen com informações da Sejuc