Policiais penais que atuam no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, impediram nesta quarta-feira, 6, a entrada de materiais ilícitos na unidade prisional. A ação reforça o comprometimento da categoria com a segurança pública do estado.

A primeira ocorrência foi registrada pela manhã logo após recebimento de algumas informações. Após uma varredura em todo perímetro das muralhas dos pavilhões 2 e 3, foram encontrados três pacotes com substância semelhante a maconha em forma prensada. A pesagem apontou 712 gramas do material.

Também nesta quarta-feira, 6, foram apreendidos 30 cigarros com maconha. O material estava ao lado de um dos pilares da portaria e provavelmente foi dispensado por algum familiar responsável pelo envio de cartas ou alimentos.

“Apesar das condições de trabalho e da superlotação da unidade prisional, os policiais penais seguem atuando com dedicação. A categoria é fundamental para a manutenção da segurança pública do estado”, afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc (Sindppen), Wesley Alves. 

Planejado para 800 detentos, o Copemcan abriga hoje mais que o triplo de detentos de sua capacidade. De acordo com dados coletados no último dia 28 de abril, a unidade prisional abriga 2.647 presos.