O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores da Sejuc de Sergipe (Sindppen) vem a público esclarecer que, até o momento, não há casos confirmados de Covid-19 entre os profissionais da categoria. Os dois casos confirmados e veiculados pela mídia, tratam-se de profissionais terceirizados, ou seja, de monitores da empresa Reviver, que operacionaliza a cadeia pública de Areia Branca, unidade que registrou tais casos.

O primeiro caso é um homem de 27 anos, que é morador de Areia Branca e trabalha na cadeia pública da mesma cidade. Ele apresentou sintomas da Covid-19 no dia 24/04 e no dia 27/04, foi até um hospital da zona sul de Aracaju, onde fez o teste e obteve confirmação para doença. O paciente segue em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é estável.

O segundo caso é um homem de 33 anos, que teve contato com o primeiro caso durante um plantão. Ele apresentou sintomas na última terça-feira, 28, e foi encaminhado ao Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, onde passou por exames e testou positivo para Covid-19. O paciente também está em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável.

O Sindicato esclarece ainda que, conforme informações da Sejuc, até a presente data, o sistema prisional sergipano tem um detento diagnosticado com a Covid-19. O homem de 25 anos, que cumpre pena no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), em Aracaju, passou mal no dia 18 de abril, foi atendido no Huse e posteriormente encaminhado a um pavilhão de triagem no Presídio de Areia Branca, conforme plano de contingência da Sejuc. Com o passar dos dias, ele apresentou sintomas do novo coronavírus e no dia 25, foi levado novamente ao Huse, onde permanece internado.

O Sindppen informa que monitora atentamente todas as ações executadas pela Sejuc para o enfrentamento à disseminação do novo coronavírus no sistema prisional, sobretudo, aquelas diretamente ligadas à proteção da saúde dos policiais penais, e pede à categoria que siga todas as recomendações dos órgãos de Saúde, como utilizar máscaras, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, e ficar em casa (nos dias em que não estiver trabalhando).